quarta-feira, 18 de agosto de 2010



Estrabismo limita a visão em 3D



Segundo especialista, estrábico não consegue enxergar a mesma imagem com os dois olhos ao mesmo tempo e esta deficiência o impede de ver em 3D

O estrabismo, doença que no Brasil atinge de 2 a 5% das crianças, limita a visão em 3D, recurso que vem ganhando espaço no cinema, sobretudo na produção de filmes infantis. “O estrábico não consegue enxergar a mesma imagem com os dois olhos ao mesmo tempo e esta deficiência, o impede de ver em 3D”, explica a Dra. Mônica Cronemberger, oftalmologista e chefe do setor de Mobilidade Ocular do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP.
De acordo com a especialista, em uma pessoa sem problema de visão, imagens idênticas formam-se na retina de ambos os olhos e são transmitidas ao cérebro pelo nervo óptico, resultando em uma única imagem. “É o que chamamos de visão binocular, os dois olhos enxergam a mesma imagem ao mesmo tempo”, explica Cronemberger. “É ela que permite a visão perfeita em profundidade ou em três dimensões”, acrescenta.
O estrabismo é mais frequente entre as crianças em fase pré-escolar. Contudo, pode se manifestar também em adultos portadores de diabetes, hipertensão, doenças neurológicas, doenças da tiróide, tumores cerebrais e outras causas que devem sempre ser bem investigadas.
Os desvios oculares se manifestam principalmente na infância. Por esta razão, alerta Cronemberger, os pais precisam ficar atentos aos primeiros sinais. “Muitas vezes a criança não aparenta ter os olhos desalinhados, mas pode ter um pequeno estrabismo ou um estrabismo intermitente”, ressalta. Os principais sinais da doença são, ‘embaralhamento’ e ou ‘embaçamento’ visual, raramente visão dupla, inclinação da cabeça para ver, fechar um olho na claridade e piscar constantemente. “A manifestação de qualquer destes sinais recomenda-se uma avaliação oftalmológica, pois o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível”, assegura.
Os principais tratamentos do estrabismo incluem o uso de óculos, oclusão (tampão) e cirurgia. A oclusão apenas não cura o estrabismo, informa a oftalmologista da UNIFESP, mas ajuda a igualar a capacidade de visão dos dois olhos das crianças. “O uso do tampão pelas crianças estrábicas é muito importante. A sua função é ocluir o olho que está enxergando melhor e forçar o ‘olho preguiçoso’”, explica.


Fonte: Site Mundo da Óptica.

Depressão X retina: mundo cinza.


Depressão X retina: mundo cinza.

Um novo estudo científico parece indicar que a associação entre a depressão e a cor cinza é mais do que uma simples metáfora

O estudo, realizado por uma equipe da universidade alemã de Freiburg dirigido por Ludger Tebartz van Elst e publicado na "Biological Psychiatry", indica que a depressão dilui o contraste entre o preto e o branco, por isso que o mundo torna-se literalmente cinza.

Os analistas alemães mediram as respostas elétricas para determinar a atividade da retina em 40 pessoas que sofriam de depressão, metade que recebiam medicamento, e em outras 40 não afetadas por essa condição.

A retina contém células fotorreceptoras que transformam os sinais luminosos que chegam ao olho em impulsos elétricos que são enviados ao sistema visual do cérebro.

Com a colocação de eletrodos na superfície ocular e na pele circundante, os cientistas conseguiram registrar a atividade elétrica das células da retina em resposta aos estímulos.

Os pacientes deprimidos demonstraram ter um menor contraste retinal que o grupo de voluntários que não sofriam de depressão, independentemente de estarem recebendo medicação para doença ou não.

Também foi descoberta uma correlação importante entre o nível de contraste e a gravidade dos sintomas: nos pacientes mais deprimidos, a resposta da retina foi mais frágil.


DA EFE / Folha Online

domingo, 15 de agosto de 2010

Globo Ocular.

Principal parte do aparelho visual. Possui vários meios transparentes, assim como : Córnea, Humor Aquoso, Cristalino, e Humor Vítreo. Seu diâmetro é de aproximadamente 24mm e tem forma quase esférica, com com exceção da córnea, que é protuberante. Os globos oculares encontram-se alojados nas cavidades orbitárias, onde são mantidos pelas gorduras, pelo nervo óptico, pelos músculos e pelos vasos sanguíneos.


Órbita Ocular.


Profunda e larga cavidade, formada por ossos da face e do cránio, onde estão localizados: o globo ocular, os músculos, nervos, artérias e a glândula lacrimal.

O que é Óptica?

A óptica é um ramo da Física que estuda a luz visível ou não. A óptica explica os fenómenos de reflexão, refração e difração, a interação entre a luz e o meio, entre outras coisas.

Esquema exemplificativo da reflexão difusa, ou dispersão da luz por uma superfície irregular.


Exemplo da refracção da imagem de um lápis dentro de um copo d'água.